INSTALAÇÕES
MIXER 3.0
CONCEPÇÃO: BITOCAS FERNANDES
“Quando chegou a pré-história de cada hábito humano vejo o chegar da história e da consciência. Atarefada, a história descobre as alterações na sua voz e desta nos corpos e demais objectos. Coisas provocam coisas. E, um botão, ou melhor, o conceito de acionar que um botão disponibiliza, é um interface com o mundo. E esse botão/conceito pode ser muito bem encontrado em qualquer objecto, qualquer pedra. Daí até ao pormenor, regresso aos dias de hoje e constato que os primeiros homens já tinham uma mesa de mistura, com peças por todo o lado, resta saber se a usaram alguma vez.
BEEA NA CIDADE
CONCEPÇÃO: BEATRIZ PORTUGAL
VIDEO: ANDRÉ VALENTIM
“BeeA é uma personagem na cidade, uma figura carnavalesca que inverte as hierarquias oficiais. Representa um “segundo mundo” em que corpo e linguagem performativa estabelecem relações especiais com a sociedade. BeeA encarna na cidade um corpo carnavalesco, aberto para o diálogo com o mundo. Cria um mundo paralelo de diálogo entre “sagrado” e “profano”, entre “baixa” e “alta” cultura.
A abelhinha percorre a cidade a um outro ritmo, numa outra esfera. Só. Ama a vida num plano que está para além desta: viva entre os mortos, incrédula entre os crentes, anónima entre os célebres, ausente do plano do quotidiano mas presente para o vídeo, estática no seio do movimento. “BeeA na cidade” é um álbum de fotografias do quotidiano. Um álbum de resistência da abelhinha.”
CALEIRA SONORA
CONCEPÇÃO: BITOCAS FERNANDES
“Para haver som são necessários 3 elementos: matéria, movimento e atrito. Nesta instalação o músico é a gravidade, força invisível, mas conhecida de todos, que nos mantem, a nós e a uma simples esfera, colados ao chão. Acontece que o ser humano é pródigo em imaginação e vontade de alterar o estado de repouso das coisas. Basta um impulso e logo vai tudo caleira abaixo. Misteriosamente ver coisas a cair diverte a mente e se fizer ruído muito mais. Um ânimo infantil nos invade e faz voar o nosso espírito. E é porque queremos voar que temos este impulso de desafiar a gravidade.”
ECHO-PONTO | ESCALA 1
RUI OLIVEIRA (MESCLA- EIXO CRIATIVO
"A música é apenas uma organização de sons. independentemente da origem, o importante é para onde vão, onde ficam e o que (nos) fazem…"